Blog

O nosso trabalho anual consiste no tema Biodiversidade, pelo que visa desenvolver um projecto inserido nesta temática de modo a transmitir sensibilização e respeito perante a vida animal e vegetal do nosso país, permitir aumentar os conhecimentos de cada um em relação às espécies autóctones que habitam as nossas florestas e promover a acção de protecção das mesmas por parte de todos.


Assim, este projecto, “A ameaça que não vem do Espaço”, pretende informar e responsabilizar a comunidade para a protecção e conhecimento da vida animal e vegetal que nos rodeia.

sábado, 19 de março de 2011

Espécies endémicas, exóticas, invasoras e autóctones.

É importante que um ambiente seja variado e rico mas que não contenha espécies que se aniquilem mutuamente. Para isso, as diferentes plantas/árvores/etc. são agrupadas em diversos tipos:

- endémicas: são espécies especificas de uma determinada região, ou seja, desenvolvem-se numa região restrita;
- exóticas ou não indígenas: são espécies transportadas para um ambiente diferente do seu mas que vingam nesse território, ou seja, não corresponde à sua área de distribuição natural;
- invasoras: são espécies que ameaçam as endémicas, apropriando-se do seu território e nutrientes, lutando com elas pelo espaço.
- autóctones: são espécies mais adaptadas a um clima do que a outro.

(Nota: as espécies invasoras podem não ser espécies exóticas.)

As três espécies mais populares em Portugal de plantas invasoras são as Acácias, as Azedas e os Chorões-da-Praia.

Fig.1 - Acácia ou Mimosa
Fig.2 - Azeda
Fig.3 - Chorão-da-Praia

Sem comentários:

Enviar um comentário