Blog

O nosso trabalho anual consiste no tema Biodiversidade, pelo que visa desenvolver um projecto inserido nesta temática de modo a transmitir sensibilização e respeito perante a vida animal e vegetal do nosso país, permitir aumentar os conhecimentos de cada um em relação às espécies autóctones que habitam as nossas florestas e promover a acção de protecção das mesmas por parte de todos.


Assim, este projecto, “A ameaça que não vem do Espaço”, pretende informar e responsabilizar a comunidade para a protecção e conhecimento da vida animal e vegetal que nos rodeia.

sábado, 19 de março de 2011

18 de Fevereiro de 2011 - Parques de Sintra.

Na passada sexta-feira, dia 18 de Fevereiro de 2011, regressámos ao terreno para realizar uma pequena acção de reflorestação e percebermos assim todos os passos para a plantação e crescimento de uma árvore
(vídeo abaixo).

Desta vez contámos com o apoio da Parques de Sintra (podem ler mais sobre a entidade aqui) que disponibilizaram o terreno, na Tapada D. Fernando na Serra de Sintra, os materiais e as plantas. Outra diferença em relação à actividade anterior foram as árvores escolhidas, optando-se por pinheiros visto serem espécies autóctones (que como já explicámos da última vez são espécies nativas de um determinado ambiente).

O local que visitámos estava dominado por acácias (espécie exótica invasora), que impedem as espécies nativas de se desenvolver em condições. As acácias, conhecidas também como mimosas, são exóticas porque são originárias da Austrália (não de Portugal) e são invasoras porque prejudicam todas as árvores/plantas que se encontram ao seu redor, lutando pelo espaço e pelos nutrientes. Como tal estas espécies necessitam ser eliminadas e substituídas por outras. Foi aí que nós entrámos. No dia 18 de Fevereiro, depois de já terem sido cortadas as acácias naquele sítio específico, fizémos a plantação.

Neste vídeo podem encontrar o Sr. Miguel (da Parques de Sintra) a explicar-nos como plantar uma árvore em condições. No vídeo encontra-se também a nossa passagem pela Tapada e o trabalho que fizémos!

Sem comentários:

Enviar um comentário