Blog

O nosso trabalho anual consiste no tema Biodiversidade, pelo que visa desenvolver um projecto inserido nesta temática de modo a transmitir sensibilização e respeito perante a vida animal e vegetal do nosso país, permitir aumentar os conhecimentos de cada um em relação às espécies autóctones que habitam as nossas florestas e promover a acção de protecção das mesmas por parte de todos.


Assim, este projecto, “A ameaça que não vem do Espaço”, pretende informar e responsabilizar a comunidade para a protecção e conhecimento da vida animal e vegetal que nos rodeia.

domingo, 5 de dezembro de 2010

Celebração da Semana da Floresta Autóctone (20/11/10)

No dia 20 de Novembro o nosso grupo, em conjunto com dois amigos, juntou-se à Cascais Natura e ao Projecto Oxigénio para participarmos num projecto de reflorestação da Serra de Sintra, na Quinta do Pisão de Cima.

O Projecto Oxigénio tem no geral cinco objectivos:
- Aumentar a sensibilidade dos cidadãos, estado e empresas com os problemas que resultam da crise global do ambiente, como as emissões de Gases de Efeito de Estufa (GEE) (e.g., CO2, CH4) e respectiva perda de Biodiversidade;
- Fomentar o envolvimento da comunidade em acções que possibilitem a tomada de consciência para a importância do equilíbrio dos ecossistemas, alterações climáticas e Biodiversidade;
- Promover e proteger, em primeiro plano, a biodiversidade das áreas protegidas, preservando todos os ecossistemas autóctones existentes;
- Possibilitar às empresas ganhos na sua imagem como resultado das suas acções em prol da qualidade do ambiente e dos recursos naturais;
- Promover mercados voluntários de investimento como o do carbono e o da Biodiversidade, bem como iniciativas como: Countdown 2010; Business & Biodiversity.

[Informação retirada do site da Cascais Natura e para saber mais sobre o Projecto Oxigénio clique aqui.]

Fomos celebrar a semana da floresta autóctone e como tal as árvores que plantámos, em conjunto com mais cidadãos e os responsáveis pelo projecto, eram nativas da zona de Sintra. No nosso caso plantámos carvalhos e azinheiras.

Porquê participar neste projecto?
O nosso trabalho relativo à disciplina de Área de Projecto consiste na educação ambiental, reflorestação, conservação e segurança das florestas, nomeadamente na Serra de Sintra, logo os projectos correlacionam-se. Soubemos desta iniciativa pela Protecção Civil, que desde já agradecemos a informação, e achámos que seria interessante e acima de tudo um dia bem passado ao mesmo tempo que concretizavamos um trabalho, como tal decidimos juntar o útil ao agradável.

No vídeo abaixo poderão ver algumas das fotografias que tirámos e vídeos que fizemos. Para além do nosso grupo existem mais dois intervenientes amigos do ambiente: Vasco Baptista e Rui Caldas.

2 comentários:

  1. Gostei muito do vosso blogue. Está bastante apelativo, esteticamente bonito e já muito completo. Continuem...

    ResponderEliminar
  2. Parabéns colegas! Estão a fazer um óptimo trabalho e temos seguido o vosso blogue e temos apreciado bastante. Mais, temos o vosso trabalho como exemplo para melhorarmos o nosso! Continuem! Cumprimentos!

    ResponderEliminar